DIETA COM FLAVONOIDES!

26 agosto

Dieta com Flavonoides previne contra o câncer e doenças cardíacas consumindo apenas 500mg/dia!

O consumo de alimentos ricos em flavonoides como maçã e chás protege contra o câncer e doença cardíaca, principalmente fumantes e consumidores de álcool, de acordo com uma nova pesquisa da Edith Cowan University ( ECU).

Os pesquisadores descobriram que pessoas que consomem habitualmente de moderada a grandes quantidades de alimentos ricos em flavonoides ( de plantas ou bebidas) são menos suscetíveis a morrer de câncer ou ataque cardíaco.

O líder da pesquisa Dr. Nicola Bondonno, disse que o estudo mostra um baixo risco de morte por estas doenças em pessoas que comem alimentos ricos em flavonoides, e o efeito protetor aparece mais acentuado naqueles que sofrem de doenças crônicas como fumantes e pessoas que bebem mais de dois drinks alcoólicos por dia.

Os flavonoides são compostos polifenólicos encontrados em abundância e alimentos derivados de plantas como frutas (maçã, mirtilo), vegetais, chocolate amargo, chás e vinho tinto.

Estes resultados são importantes apois destacam o  potencial de prevenir o câncer e doenças cardíacas encorajando o consumo de alimentos ricos em flavonoides principalmente para pessoas em risco.

O consumo de álcool e o cigarro causam inflamação e lesam os vasos sanguíneos aumentando o risco do aparecimento das doenças. Os flavonoides são anti-inflamatórios e aumentam a função dos vasos sanguíneos.

Dr.Bondonno disse que o próximos passo na pesquisa é olhar com mais atenção quais os tipos de câncer e doenças cardíacas são mais protegidas pelos flavonoides.

O estudo do ECU, foi uma colaboração de pesquisadores do Herlev & Gentofte University Hospital, Aarhus University, bem como o Danish Cancer Society Research Centre, , Aalborg University Hospital, the Universities of Western Australia and the International Agency for Research on Cancer.

Referência:

Nicola P. Bondonno, Frederik Dalgaard, Cecilie Kyrø, Kevin Murray, Catherine P. Bondonno, Joshua R. Lewis, Kevin D. Croft, Gunnar Gislason, Augustin Scalbert, Aedin Cassidy, Anne Tjønneland, Kim Overvad, Jonathan M. Hodgson. Flavonoid intake is associated with lower mortality in the Danish Diet Cancer and Health Cohort. Nature Communications, 2019; 10 (1) DOI: 10.1038/s41467-019-11622-x

Últimas notícias