Habilidades fundamentais para os profissionais do futuro!

16 agosto

Conceito de profissional do futuro

Quando falamos em profissional do futuro, logo pensamos nas profissões que serão destaques nos próximos anos. Salário, campo de trabalho, possibilidades de ascensão na carreira, satisfação e realização pessoal, são alguns dos fatores avaliados quando analisamos as profissões que estarão em destaque no Brasil e no mundo.
Ficamos de olho nas tendências de mercado, pesquisando e analisando qual carreira se adequa mais ao nosso perfil, valores, crenças etc. Porém para o futuro, o profissional tem que ir além de seus conhecimentos técnicos.

Não apenas a formação acadêmica do profissional será levada em conta, independente das áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos, devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais. Esses já são e serão os diferenciais competitivos do mercado no futuro.

Habilidades fundamentais para os profissionais do futuro

  1.  Coleta e análise de dados
    Saber lidar com a ciência dos dados será inerente a todos os profissionais do futuro, que precisarão ter autonomia operar dados das suas áreas de atuação.
  2.  Visão de negócios em Inteligência Artificial (IA)
    Ter visão de negócios em Inteligência Artificial será imprescindível para otimizar processos com ajuda da tecnologia de IA.
  3.  Flexibilidade
    Se hoje a flexibilidade já é um requisito, no futuro será ainda mais solicitada. Os profissionais deverão ser flexíveis e ter disciplina, autonomia e motivação
  4.  Programação
    A tecnologia estará presente em toda a nossa rotina, logo, saber programar permitirá entender como tudo funciona e isso será um instrumento primordial de trabalho.
  5.  Criatividade e Inovação
    Ninguém quer perder o emprego para uma máquina, não é mesmo? Então será preciso buscar inovação o tempo todo, ser versátil e acompanhar a tecnologia.
  6.  Computação matemática
    Dominar a computação matemática será imprescindível para todos os profissionais do futuro, independente da área de atuação, inclusive humanidades.
  7.  Gestão
    Dominar a arte da gestão será um requisito básico para todos os profissionais, pois, com as constantes inovações, a rotina de trabalho será muito mais abrangente e multidisciplinar.
  8.  Colaboração
    Desenvolver produtos, serviços e pesquisa não será trabalho apenas de um profissional, mas se dará como resultado de um trabalho colaborativo e conectado de profissionais espalhados pelo mundo todo, conectados em rede.
  9.  Adaptabilidade
    O profissional do futuro será desestabilizado constantemente pela evolução da tecnologia. Será preciso ter a habilidade de se adaptar rapidamente às mudanças. O aprendizado contínuo permitirá estar constantemente atualizado.
  10.  Comunicação 
    Assim como na atualidade, a habilidade de comunicação, aliada à capacidade de interpretação da realidade e criatividade será indispensável
  11.  Empreendedorismo 
    Será exigido muito mais iniciativa do profissional do futuro. Ele precisará tomar a dianteira na solução de problemas e resolver os desafios cotidianos sem aguardar comandos.

Profissional tradicional x Profissional do futuro

O profissional tradicional é aquele que realiza suas atividades dentro da empresa de forma linear, ou seja, as orientações sobre o seu trabalho são repassadas por profissionais de nível hierárquico mais elevado, o ambiente é impessoal e valoriza mais os processos do que o capital humano.

Já o profissional do futuro, é aquele que influencia de forma positiva todos a sua volta e trabalha em um meio que valoriza cada colaborador e o trabalho em equipe, bem como suas competências, necessidades e desenvolvimento.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/qual-perfil-profissional-futuro/

https://querobolsa.com.br/revista/11-habilidades-fundamentais-para-os-profissionais-do-futuro

Últimas notícias