O que é preciso saber para apreciar um bom vinho?

19 junho

Quando buscamos um vinho, normalmente nos deparamos com rótulos que contém várias informações como por exemplo, que casta de uva foi usada, que ano foi produzido, país e região, e às vezes vem uma insegurança na hora de escolher qual levar, não é assim?

Claro que você pode pedir uma sugestão para alguém que entende de vinhos ou que já tem um tipo preferido e ainda assim se deliciar com a bebida, caso a indicação caia nas graças do seu gosto. Mas o ponto que queremos abordar é que, se você deseja se aventurar nesse universo dos vinhos e começar a ousar nos sabores e formar seu próprio gosto para a bebida, não basta apenas abrir uma garrafa e saber se o vinho é bom ou não.

Para ter o prazer da experiência sensorial da degustação de um vinho e começar a criar sua própria “enoteca” com experiências pessoais e conhecer seus gostos, é necessário ter algum conhecimento básico, não precisando ser um profundo conhecedor e não ter medo de experimentar.

Algumas palavras essenciais do vocabulário vinícola

Conheça algumas palavras que é preciso saber, conhecer a sua definição e identificar os profissionais do mundo dos vinhos, para começar:

uvas-copo-vinho

1. Viticultor
Quem planta e cuida das uvas é o viticultor. É ele quem conhece as castas de uvas, suas qualidades e sabe quando plantar, quando podar, quando colher. O viticultor também pode ser o produtor do vinho e conhecer mais sobre suas qualidades, o que o torna um vitivinicultor.

2. Enólogo
O profissional responsável pela produção do vinho é o enólogo. Ele é quem recebe e classifica as uvas, determinando o que é necessário para a produção do vinho, como tempo de fermentação, se deve ou não ser armazenada em barricas, e outros detalhes que fazem um bom vinho. O cargo exige uma formação com estudo de agronomia, para saber a procedência das uvas, e de química, para saber como tirar da uva o nobre produto. O enólogo, no entanto, pode aprender tudo através da experiência, do conhecimento de profissionais mais experientes.

3. Sommelier
Como não poderia deixar de ser, trata-se de um nome francês para designar o responsável pelo serviço que o vinho precisa ter. O sommelier é quem cuida da seleção de vinhos para um restaurante, um hotel ou um enófilo particular. Também é responsável por escolher que vinho servir com qual prato, ajudando clientes de um restaurante a selecionar os melhores para cada refeição.

4. Enófilo
Para nós, que apreciamos o bom vinho, sobra a classificação de enófilo, isto é, um bom apreciador de vinhos, alguém que pode até se tornar um especialista enquanto experimenta o sabor e o aroma dos melhores vinhos. Quando conhecermos melhor o mundo que envolve os vinhos, poderemos até nos tornar profissionais, escrevendo livros sobre vinhos, dando palestras, participando de feiras e degustações, frequentando confrarias de enófilos.

5. Aroma de frutas
Quando nos referimos aos aromas dos vinhos, considerando aromas de café, de mel, de morango, devemos levar em consideração que, na natureza, tudo é compartilhado, e até as uvas podem compartilhar moléculas de diversas substâncias, guardando uma certa lembrança dessas substâncias, que podem nos trazer uma vaga lembrança de frutas e outras essências.]

6. O equilíbrio do vinho
Quando dizemos que um vinho é equilibrado, estamos nos referindo ao equilíbrio dos sabores do álcool, do açúcar e dos taninos. Um bom vinho é aquele que tem todos esses ingredientes em equilíbrio sem que qualquer deles tenha maior destaque. Um vinho pode estar desequilibrado quando qualquer desses elementos de destaca entre os outros, o que o torna meio desagradável. Podemos achar exceções nos vinhos de sobremesa, que são mais doces, ou os vinhos leves, que são mais ácidos.

Escolher o melhor vinho é com você

É um jogo sensorial divertido e prazeroso, cheio de aromas e sabores no qual você mergulha em um aprendizado sobre seu próprio gosto e se encanta com as histórias que uma garrafa de vinho pode trazer. O mínimo de conhecimento sobre vinhos já vai ampliar sua experiência de degustação da bebida.

Fonte – Vinitude: Clube de Vinhos: https://www.clubedosvinhos.com.br/o-que-e-preciso-saber-para-apreciar-um-bom-vinho/

Últimas notícias