Quem Somos

Início/Quem Somos
Quem Somos 2018-05-29T16:25:14+00:00

História

A história da Associação Brasileira de Química teve início quando em 1922, aproveitando-se das comemorações do centenário da independência do Brasil, um grupo de profissionais (farmacêuticos, biólogos, químicos) decidiu realizar o primeiro evento de química no país. Para organização deste evento, fundaram uma associação de classe com o nome de “Sociedade Brasileira de Química”.

O primeiro evento ocorreu em agosto de 1922 com o nome de 1º Congresso Nacional de Química. Essa Associação realizaria em 1937 um outro evento em conjunto com o Congresso Sul-Americano de Química.

Em abril de 1939 surgia uma nova associação. Essa só congregava químicos e tinha o nome de “Associação Química do Brasil”. Entre 1941 e 1950 essa Associação realizou sete congressos brasileiros, além de outras reuniões regionais.

O espírito de unidade falou mais alto, e alguns profissionais que eram participantes das duas associações tentavam uma fusão pensando no progresso da química no país.

De 1945 a 1951 foram realizadas reuniões com o propósito de fundir as duas associações. Em 10 de agosto de 1951 a Ata de Fusão e Fundação da nova associação foi assinada pelo Prof. Francisco Moura, como Presidente da associação que recebeu nome de “Associação Brasileira de Química”.

Em 08 de julho de 1953 a ABQ foi declarada de Utilidade Pública Federal pelo decreto 33.254.

 

Missão

Promover e apoiar, junto à sociedade em geral, discussões e ações estratégicas para a difusão da Química e áreas afins, nos campos da ciência, da educação, da tecnologia e da inovação, por meio de visão sistêmica e integrada ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida.

 

Visão

Ser uma entidade reconhecida em âmbito nacional e internacional, destacando-se no cenário científico e tecnológico, fundamentada na ética e na excelência de suas práticas.

 

Equipe

– Presidente: Leandro Camacho
– Vice-Presidente: Renato Evangelista
– Secretário: Mauricio Schmitt
– 1º Tesoureiro: Elsa Nhuch
– 2º Tesoureiro: Masurquede Coimbra
– Diretor de Divulgação: Márcia Martinelli
– Diretor Social: Mauro Ibias Costa
– Diretor Cultural: Estevão Segalla
– Representante Estudantil: Jorge Coelho da Silva Junior