Pular para o conteúdo
Início » Blog » A Cromatografia Gasosa e suas aplicações

A Cromatografia Gasosa e suas aplicações

1. O que é Cromatografia Gasosa

A cromatografia gasosa (CG)  é um processo de análise química instrumental por separação de compostos químicos de uma amostra complexa. A  CG consiste em um método de separação no qual os componentes a serem separados se distribuem entre duas fases, uma estacionária e outra móvel. Neste processo,  usa-se uma coluna, através da qual diferentes constituintes de uma amostra passam em uma corrente de gás ( fase móvel).  Após a introdução da amostra no sistema cromatográfico, os componentes da amostra se distribuem entre as duas fases e viajam mais lentamente que a fase móvel devido ao efeito retardante da fase estacionária. O equilíbrio de distribuição dos componentes entre as duas fases determina a velocidade com a qual cada componente migra através do sistema.

A fase móvel em CG não interage com a amostra, apenas a carrega através da coluna, sendo assim usualmente referida como gás de arraste. Este deve ser inerte e não deve reagir com a amostra, fase estacionária ou superfícies do instrumento.

Os compostos químicos saem no final da coluna e são detectados e identificados eletronicamente.

2. Aplicações

Em análises ambientais, utiliza-se a técnica de CG para fazer o controle de poluição ambiental (ar, água, solos), já que o equipamento permite identificar compostos derivados de aldeídos, cetonas, hidrocarbonetos voláteis, compostos policíclicos aromáticos, entre outros. Por exemplo, é possível identificar resíduos de pesticidas, herbicidas e fungicidas em água e solos.

As indústrias farmacêuticas e químicas utilizam esse equipamento para realizar análises de matérias-primas, produtos em processos e produtos finais, desde que a amostra seja um gás ou um líquido volátil.

Alguns constituintes em alimentos, como os lipídeos e carboidratos, pode ser analisado por CG, assim como também, é possível identificar esteróides e vitaminas a nível de traços. Em análises de adulteração, contaminação e decomposição de alimentos pode-se empregar a cromatografia gasosa juntamente com a cromatografia em camada delgada.

Por fim, a área médica também utiliza a técnica de CG para estudar substâncias endógenas, realizar o controle terapêutico de certas drogas e em situações de intoxicação.

3. Referências

1. Krull, I; Analytical chemeswtry, Ed. Intech, 2012

2. Skoog DA. Fundamentos de Química Analítica. 8ª ed. São Paulo: Thomson, 2008.

 3. Hites R.A. Handbook of Instrumental Techniques for Analytical Chemistry, Chapter 31-Gas Chromatography-Mass Spectrometry, 1997.

4. https://revistaanalytica.com.br/a-cromatografia-a-gas-acoplada-a-espectrometria-de-massas-gc-ms/

5. Ciola, R. Fundamentos da Cromatografia a Gás, Edgard Blucher Ltda., São Paulo, 1985.

Marcações:

Deixe uma resposta