Pular para o conteúdo
Início » Blog » Regulamento da XXIII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – OQdoRS 2024

Regulamento da XXIII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – OQdoRS 2024

Art. 1º – A Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – OQdoRS, evento que integra o Programa Nacional de Olimpíadas de Química (PNOQ), é uma promoção da Associação Brasileira de Química – Seção Regional do Rio Grande do Sul (ABQ-RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com diferentes entidades educacionais do Estado. Tem por objetivos: I – estimular e valorizar o estudo da Química pelos estudantes nas escolas de educação básica e técnica no Rio Grande do Sul; II – promover a integração entre professores e estudantes de diferentes localidades do Rio Grande do Sul; III – descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, divulgando a ciência, o conhecimento químico e a importância do conhecimento científico no âmbito da escola e da sociedade; IV – ampliar a participação do Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Química e buscar a integração com outros Estados do Brasil. Art. 2º – A XXIII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, organizada em duas fases, é o processo seletivo dos estudantes que representarão o estado do Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Química do ano de 2025.
Art. 3º – A Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul possui uma Coordenação Colegiada, formada por representantes da ABQ-RS e da UFRGS, e se destina aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Técnico Integrado ao Ensino Médio, regularmente matriculados, em 2024, em escolas federais, estaduais, municipais e particulares situadas no Rio Grande do Sul.
Art. 4º – A XXIII OQdoRS constará de duas Fases:
§ 1º – Fase I: composta de uma prova on-line contendo questões de múltipla escolha, versando sobre o programa estabelecido em nível nacional pelo PNOQ, disponibilizado no Anexo 1 deste Regulamento.
§ 2º – Fase II: composta de uma prova presencial contendo questões analítico-expositivas, versando sobre o programa disponibilizado no Anexo 2 deste Regulamento.
§ 3º – Ambas as Fases constarão de três modalidades:
I – Modalidade EM1 – Destinada a estudantes regularmente matriculados, em 2024, no 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio;
II – Modalidade EM2 – Destinada a estudantes regularmente matriculados, em 2024, na 2ª série do Ensino Médio;
III – Modalidade EM3 – Destinada a estudantes regularmente matriculados, em 2024, na 3ª série do Ensino Médio e na 4ª série do Ensino Técnico.
Art. 5º – As inscrições para a XXIII OQdoRS ocorrerão até 20/05/2024, sendo realizadas pelos Professores Representantes de Escolas, sem limite de número de inscrições, bem como, individualmente pelos estudantes que estejam cursando, em 2024, 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Técnico, mediante o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.
§ 1º – Representantes de Escola inscreverão os estudantes pelo link: https://app.obquimica.org.
§ 2º – Estudantes poderão se inscrever diretamente pelo link: http://rs.inscricoes.obquimica.org.
§ 3º – Para cada estudante, deverá ser inserido, no formulário de inscrição, um e-mail válido de contato, por meio do qual o estudante receberá o link para acesso ao seu cadastro e à sua prova.
§ 4º – Ao efetuar sua inscrição no evento, o estudante e seus responsáveis legais autorizam a Coordenação Colegiada da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul e o PNOQ a, automaticamente e de forma irrevogável, irretratável e gratuita, utilizar-se da imagem e nome, para fins institucionais, de divulgação em mídia social e publicidade do evento, por todo e qualquer veículo, processo ou meio de comunicação e publicidade, existentes ou que venham a ser criados, incluindo, mas não se limitando, a mídia impressa, televisiva, digital e pela Internet.
Art. 6º – A prova da Fase I será realizada on-line, das 08h00min do dia 07 de junho de 2024 até as 22h00min do dia 08 de junho de 2024 (horário de Brasília). A prova poderá ser realizada através do link https://provas.obquimica.org/ ou via aplicativo, que poderá ser baixado na Play Store ou Apple Store. Uma vez realizado o acesso, o estudante terá até 2 (duas) horas para a resolução da prova, que será composta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha para cada Modalidade, com diferentes graus de aprofundamento em relação ao conteúdo do Anexo 1 deste Regulamento.
§ 1º – A Coordenação Colegiada da OQdoRS não se responsabiliza por problemas técnicos que venham a acontecer, como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo do estudante a responsabilidade de garantir hardware (computador ou smartphone) e velocidade de conexão adequados para realização da prova nos dias e períodos estabelecidos no presente Regulamento.
§ 2º – A Coordenação Colegiada da OQdoRS se reserva o direito de utilizar tecnologias telemáticas, seguindo padrões de privacidade e diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, visando a mitigação de tentativas de fraude e de falsidade ideológica.
§ 3º – Além da possibilidade da prova on-line, em casos excepcionais, a escola poderá solicitar, no ato da inscrição e no próprio ambiente de inscrição, se deseja que seus estudantes façam a prova da Fase I no formato impresso. Nesse caso, a prova será disponibilizada para o representante da escola, por e-mail, em data anterior ao início das provas, condição em que cada escola é responsável pelo sigilo de seu conteúdo, pelos custos da impressão e pela logística de sua aplicação. As provas impressas possuem uma folha de respostas que deverá ser lida, pelo próprio representante da escola, por meio de aplicativo específico (Google ou Play Store) até o dia 14 de junho de 2024, de modo a permitir a correção de forma automatizada. As provas não enviadas até esta data não serão corrigidas.
§ 4º – O PNOQ disponibilizará, para escolas com estudantes cegos, a prova da Fase I no formato Braille. A prova será enviada via correios. Em virtude da logística envolvida, somente serão aceitos pedidos enviados pelo e-mail oqdors@gmail.com até 15 dias antes da data de realização da prova da Fase I.
§ 5º – O gabarito das provas da Fase I será divulgado a partir do dia 18/06/2024, no endereço: https://abqrs.com.br/olimpiadas. Recursos quanto às questões poderão ser interpostos em até 24 horas após a divulgação do gabarito.
§ 6º – O gabarito final, após análise dos recursos, e o resultado da Fase I serão divulgados no endereço: https://abqrs.com.br/olimpiadas a partir do dia 20 de agosto de 2024. Neste mesmo endereço será divulgada a lista de estudantes convocados para as provas da Fase II da OQdoRS.
Art. 7º – A prova da Fase II, constituída por questões analítico-expositivas, será realizada presencialmente, no dia 26 de outubro de 2024, das 14h00min às 17h30min, em locais a serem divulgados juntamente com o chamamento para essa Fase, a partir do dia 27 de agosto de 2024. § 1º – Serão chamados para a Fase II da XXIII OQdoRS até dez estudantes por Modalidade (EM1, EM2 e EM3) para cada escola, desde que tenham obtido o mínimo de 30 pontos na prova da Fase I da respectiva Modalidade. Em caso de empate na nota correspondente à décima posição de uma escola em uma das três modalidades, serão chamados para a respectiva modalidade da Fase II todos os estudantes dessa escola com esta mesma nota. § 2º – Para realização das provas da Fase II, o estudante deverá portar documento de identificação com foto. § 3º – Nas salas de provas, não é permitido o uso de calculadoras de qualquer tipo e nem o uso de demais equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets, notebooks e smart watches. Também não serão permitidas consultas aos colegas ou a outros materiais que não façam parte do exame. O telefone celular deverá permanecer desligado nestes ambientes. § 4º – Estudantes com deficiência ou qualquer tipo de necessidade especial (permanente ou passageira, ou de locomoção) deverão solicitar à Coordenação Colegiada da Olimpíada de Química do RS (oqdors@gmail.com) as condições especiais para a participação na prova da Fase II, com antecedência mínima de vinte dias da data de sua aplicação. A decisão, que obedecerá aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, será comunicada ao estudante em até cinco dias antes da aplicação da prova. Art. 8º – A classificação final dos estudantes em cada Modalidade (EM1, EM2 e EM3) será feita pela ordem decrescente dos escores obtidos na prova da Fase II da respectiva Modalidade. Em caso de empate na nota da prova, serão adotados, sucessivamente, como critério de desempate: a maior pontuação na soma das questões de maior valor da prova da Fase II e, se persistir o empate, a maior pontuação na soma das questões de valor sucessivamente menor. § 1º – Os estudantes que obtiverem as melhores classificações, em cada Modalidade, na prova da Fase II, receberão medalhas e certificados, sendo considerados vencedores da XXIII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – OQdoRS-2024. § 2º – Os demais estudantes que obtiverem escores de 50 pontos ou mais, em cada Modalidade, na prova da Fase II, receberão certificados de Menção Honrosa. § 3º – Haverá premiação específica para as estudantes do sexo feminino que obtiverem as melhores classificações em cada Modalidade. § 4º – Haverá premiação específica para estudantes provenientes de escolas públicas estaduais e municipais (que não tenham processo seletivo para ingresso) que obtiverem as melhores classificações em cada Modalidade.
Art. 9º – A solenidade de premiação ocorrerá em data e local a serem posteriormente divulgados no endereço http://www.abqrs.com.br/. Art. 10 – A XXIII Olimpíada de Química do RS selecionará estudantes para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) de 2025. A Coordenação Colegiada da Olimpíada de Química do RS inscreverá, para a OBQ 2025, o quantitativo de estudantes que for aprovado na reunião anual do Colegiado de Coordenadores da OBQ, divididos em duas modalidades: Modalidade A da OBQ – para estudantes que, em 2025, estiverem na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio; Modalidade B da OBQ – para estudantes que, em 2025, estiverem na 3ª série do Ensino Médio e na 4ª série do Ensino Técnico. § 1º – Em ambos os casos, havendo desistência de participação de algum estudante na OBQ, será convocado o estudante seguinte mais bem classificado da respectiva modalidade, até que seja completado o número total de vagas disponibilizadas para o Estado do Rio Grande do Sul na OBQ de 2025. § 2º – Em caso de empate na nota da prova do último estudante classificado para a OBQ, serão adotados, sucessivamente, como critério de desempate: a maior pontuação na soma das questões de maior valor da prova da Fase II e, se persistir o empate, a maior pontuação na soma das questões de valor sucessivamente menor na prova desta Fase.
Art. 11 – Cabe à Coordenação Colegiada da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul a disponibilização de informações referentes ao certame estadual à Coordenação Geral da Olimpíada Brasileira de Química. Art. 12 – As dúvidas, esclarecimentos e solicitações referentes à XXIII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – OQdoRS-2024 deverão ser endereçadas exclusivamente ao endereço oqdors@gmail.com. Art. 13 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Coordenação Colegiada da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, ouvidos os representantes das instituições parceiras. Porto Alegre, 25 de março de 2024.

ANEXOS AO REGULAMENTO DA XXIII OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO RS
OQdoRS-2024
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
FASE I
Modalidade EM1

  1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
  3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isótopos e espécies isoeletrônicas.
  4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
  5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
  6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base). Modalidade EM2
  9. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  10. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
  11. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isótopos e espécies isoeletrônicas.
  12. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
  13. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
  14. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  15. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  16. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
  17. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Coeficiente e diagramas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Diluição e misturas de soluções. Titulometria.
  18. Propriedades coligativas: solução ideal, diagrama de fases, pressão máxima de vapor, tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria e fator de van’t Hoff.
  19. Termoquímica: estudo da quantidade de calor em processos químicos. Definição e propriedades da entalpia. Estado padrão. Determinação teórica da variação de entalpia: calores de formação, Lei de Hess e energia de ligação.
  20. Termodinâmica química: estudo da variação de entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
  21. Cinética química: definição. Fatores que influenciam a rapidez das reações químicas. Velocidade média das reações. Processos catalíticos. Lei de ação das massas e constante cinética. Ordem e molecularidade das reações químicas. Modalidade EM3
  22. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  23. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
  24. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isótopos e espécies isoeletrônicas.
  25. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
  26. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
  27. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  28. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  29. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
  30. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Coeficiente e diagramas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Diluição e misturas de soluções. Titulometria.
  31. Propriedades coligativas: solução ideal, diagrama de fases, pressão máxima de vapor, tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria e fator de van’t Hoff.
  32. Termoquímica: estudo da quantidade de calor em processos químicos. Definição e propriedades da entalpia. Estado padrão. Determinação teórica da variação de entalpia: calores de formação, Lei de Hess e energia de ligação.
  33. Termodinâmica química: estudo da variação de entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
  34. Cinética química: definição. Fatores que influenciam a rapidez das reações químicas. Velocidade média das reações. Processos catalíticos. Lei de ação das massas e constante cinética. Ordem e molecularidade das reações químicas.
  35. Química Ambiental, Química Verde e Sustentabilidade.
  36. Química no cotidiano.
  37. Noções de laboratório: medidas de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e de purificação de substâncias.
  38. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Hibridização e geometria. Fórmulas estruturais orgânicas. Cadeias carbônicas.
  39. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais de hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, nitrocompostos, éteres e haletos orgânicos.
  40. Isomeria: constitucional e estereoisomeria (configuracional e conformacional).
  41. Polímeros, biomoléculas e biocombustíveis.
    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    FASE II
    Modalidade EM1:
  42. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  43. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  44. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isótopos e espécies isoeletrônicas.
  45. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Dualidade da onda-partícula. Princípio da Incerteza. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
  46. Tabela periódica: histórico e propriedades.
  47. Ligações químicas. Ligação iônica, propriedades dos compostos iônicos, energia de rede. Ligação metálica e propriedades dos metais. Ligações covalentes, fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria eletrônica e molecular.
  48. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  49. Funções inorgânicas e reações inorgânicas.
  50. Reações químicas. Leis ponderais. Balanceamento. Fórmulas químicas.
  51. Cálculos estequiométricos. Reagente limitante, rendimentos, pureza, análise de misturas.
  52. Leis dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar. Difusão e efusão de gases.
  53. Química ambiental e sustentabilidade.
  54. Química no cotidiano.
  55. Noções de Laboratório: segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
    Modalidade EM2:
  56. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  57. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  58. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isótopos e espécies isoeletrônicas.
  59. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por nível e subnível.
  60. Tabela periódica: histórico e propriedades.
  61. Estudo das ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  62. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  63. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
  64. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
  65. Estudos dos gases: comportamento ideal, misturas gasosas (lei de Dalton), lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
  66. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Curvas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Processo de diluição, misturas de mesmo soluto e de diferentes solutos. Titulometria.
  67. Propriedades coligativas (solução ideal, tonoscopia, ebuliometria, crioscopia e osmometria)
  68. Estudo da quantidade de calor em processos químicos – Termoquímica: definição e propriedades da entalpia, Lei de Hess, energia de ligação.
  69. Termodinâmica: estudo da entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
  70. Estudo da velocidade dos processos químicos – Cinética química. Fatores que influenciam a velocidade de uma reação química, aplicação da equação de Gulberg-Waage, determinação da ordem de reação, cálculo da velocidade específica (constante de velocidade).
  71. Estudo dos diferentes tipos de equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos (KC e KP). Análise de um processo químico por Le Chatelier (pressão, temperatura e concentração).
  72. Estudo do equilíbrio químico para ácidos (Ka), bases (Kb), produto iônico da água (KW), potencial hidrogeniônico (pH), potencial hidroxiliônico (pOH), solução tampão e hidrólise (KH).
  73. Radioatividade e química nuclear.
  74. Química ambiental e sustentabilidade.
  75. Química no cotidiano.
  76. Noções de laboratório: medidas de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
  77. Estudos relacionados a processos eletroquímicos: histórico, cálculo de potencial em células galvânicas e eletrolíticas. Aplicação da equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.
    Modalidade EM3:
  78. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  79. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  80. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isótopos e espécies isoeletrônicas.
  81. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por nível e subnível.
  82. Tabela periódica: histórico e propriedades.
  83. Estudo das ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  84. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  85. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
  86. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
  87. Estudos dos gases: comportamento ideal, misturas gasosas (lei de Dalton), lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
  88. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Curvas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Processo de diluição, misturas de mesmo soluto e de diferentes solutos. Titulometria.
  89. Propriedades coligativas (solução ideal, tonoscopia, ebuliometria, crioscopia e osmometria).
  90. Estudo da quantidade de calor em processos químicos – Termoquímica: definição e propriedades da entalpia, Lei de Hess, energia de ligação.
  91. Termodinâmica: Estudo da entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
  92. Estudo da velocidade dos processos químicos – Cinética química. Fatores que influenciam a velocidade de uma reação química, aplicação da equação de Gulberg-Waage, determinação da ordem de reação, cálculo da velocidade específica (constante de velocidade).
  93. Estudo dos diferentes tipos de equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos (KC e KP). Análise de um processo químico por Le Chatelier (pressão, temperatura e concentração).
  94. Estudo do equilíbrio químico para ácidos (Ka), base (Kb), produto iônico da água (KW), potencial hidrogeniônico (pH), potencial hidroxiliônico (pOH), solução tampão e hidrólise (KH).
  95. Radioatividade e química nuclear.
  96. Química ambiental e sustentabilidade.
  97. Química no cotidiano.
  98. Noções de laboratório: medidas de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
  99. Estudos relacionados a processos eletroquímicos: histórico, cálculo de potencial em células galvânicas e eletrolíticas. Aplicação da equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.
  100. Estudo do átomo de carbono – propriedades e características. Hibridização do átomo. Ligações de carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.
  101. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.
  102. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).
  103. Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades físico-químicas para compostos orgânicos.
  104. Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.
  105. Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.
  106. Polímeros, Biomoléculas e Biocombustíveis.

Deixe uma resposta